Tempos de crise.

crise

Tempos de crise.

Estamos vivendo um período de crise no cenário político nacional afetando diretamente o sistema monetário da nação, dificultando a vida financeira da maioria dos brasileiros. Um momento crítico sim, mas com certeza vamos adaptando, mesmo que seja a um alto preço vamos vencer.

Mas a crise que quero falar não é essa, falo de uma crise maior e pior; a crise existencial, a crise emocional, a crise relacional que vivemos diariamente. Falo da crise que dorme com você, ou tira o seu sono noite após noite, vai ao trabalho com você, que segue pelo caminho ao seu lado, toma café com você, almoça com você, que aparece nas mensagens no seu celular, crise, crise, crise, que tira totalmente a sua paz, te amedronta, faz seus piores pesadelos tomarem forma diante de seus olhos e te ameaçam o dia inteiro.

Uma crise que deixa pessoas emocionalmente abaladas, criando um rastro de relacionamentos destruídos, uma crise de identidade, ela afeta seu equilíbrio mental ao ponto de fazer a pessoa mais calma perder a cabeça em surtos de raiva.

Isso nos deixa em pânico, porque você diz: – eu não sou assim o que está acontecendo comigo?

Acredito que nós seres humanos não estamos preparados para atender a demanda do século 21. Um sistema escravizador compulsivo e exigente está nos levando a loucura colocando nossa insanidade a toda prova constantemente.

O que fazer? Que caminho tomar? Como lidar com as crises?

Existem dois pontos que devemos levar em consideração quando o assunto é crise.

O primeiro: Você não deve potencializar suas crises. A crise aumenta circunstancialmente de acordo com a especulação lançada sobre ela. Nosso medo e insegurança em boa parte do tempo são maiores que a crise propriamente dita.

O Salmo 23 diz que o Senhor é o meu Pastor, nada me faltará e que Ele me levará a pastos verdejantes e me guiará a águas tranquilas. Confie no Senhor e no cuidado de Deus e você verá que o seu Criador é maior que as ameaças das crises.

O segundo: Você não deve tentar fugir da crise. Esse é um erro que cometemos na maioria das vezes que a crise se apresenta diante de nós. É instintivo fugir do perigo, nosso subconsciente está programado para se proteger e fugir, mas se tratando de crises existenciais, fugir é algo terrível.

Toda crise precisa ser enfrentada, fugir dela é queimar etapas de crescimento. Tudo na natureza se desenvolve a partir de crises, veja o exemplo de uma árvore, em certa estação ela perde a sua folhagem ao ponto de algumas parecerem mortas, mas essa crise de hibernação logo trará consigo brotos novos, flores e frutos.

Crises antecedem tempos de abundantes colheitas na vida.  

Toda crise vivida te fará crescer.

Toda crise vencida te fará mais forte.

Toda crise experimentada te fará conhecer sua força e aumentará sua autoestima.

Toda crise te fará saber que você não está sozinho, você vai perceber que Deus está sempre ao seu lado. Ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, não temerei mal nenhum porque Tu estás comigo…

Arranque todos os pensamentos e sentimentos negativos de sua mente, encha-se de coragem, tenha fé você vai vencer e crescer.

Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor. Salmos 118.17

Por – Gleidson Rodrigues